DAMARES É UMA PIADA QUE NÃO DEVERIA TER GRAÇA



Durante muito tempo a figura caricaturada do pastor/político Silas Malafaia me divertia à beça. Com seu jeitão de símbolo máximo da moral e dos bons costumes, entonação alteradíssima – com direito a gestos espalhafatosos – ele me garantia prolongadas gargalhadas. Seu Stand Up conservador chegava até a aliviar meu estresse quando no roteiro tinha como pauta o boicote de alguma marca ou emissora, seguido à risca por seus fãs tão caricatos quanto ele. Esse espetáculo divertidíssimo me servia de escape diante das barbaridades ditas por Malafaia e sua trupe. Na época, eu quis acreditar, por meio do humor, que era impensável alguém chegar na política, assim como ele chegou, trazendo ao público ideais tão cômicos com ares de seriedade. Porém, a Ministra Damares Alves deu vida aos meus principais temores. Sua persona não é apenas ridícula, mas também trágica numa era onde só há dois caminhos: ou transformamos em risível os dilemas nacionais ou problematizamos essa tragicomédia da qual nos tornamos a principal piada.

A priori, gosto da ideia de que rir atua milagrosamente em nossas vidas, desde que não nos percamos no riso ao ponto de nos alienarmos da realidade. Assim, confesso que dei, e ainda dou, jubilosas gargalhadas quando a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vem a público dar vasão ao seu roteiro paranoico de ministrar. Porém, tão rápido quando as luzes da ribalta, me recomponho para não deixar que o riso me deixe de fora do resto do show dessa “artista”. Digo isso porque as questões trazidas por ela são inegavelmente irrelevantes frente a importância do cargo que esta ocupa. Há muitas temáticas transversais urgentes sobre a mulher, família e, sobretudo, os Direitos Humanos, que precisam ser discutidas e, principalmente, solucionadas. Contudo, nossa humorista/ministra já fez de tudo para desviar nossa atenção para o que, de fato, é importante: de meninos vestem azul a meninas vestem rosa, Jesus no pé de goiabeira, Frozen ser lésbica e, a mais atual e insana de todas – se é que possível - calcinhas para as meninas exploradas sexualmente na Ilha do Marajó.

Diante de tamanha ridicularização da mentalidade social, Damares Alves consegue chacotear problemas gravíssimos que acometem a sociedade: sexismo, machismo, homofobia, exploração sexual infanto-juvenil, todos eles sob à luz sagrada da fé cristã que ilumina o palco do seu governo. É importante trazer à tona esse parêntese, uma vez que tanto a Ministra quando Malafaia, além da jocosidade que os compõem, são evangélicos fervorosos, (leia-se fanáticos), usando da graça divina para implantar um projeto político de perseguição e não de inclusão das minorias. Caso fosse o oposto, ao invés de propor uma fábrica de calcinhas, Damares teria feito ações assertivas para entender e erradicar a exploração sexual que vitimiza aquelas garotas. Contudo, seu compromisso recreativo é debochar de nossas mazelas e não resolvê-las. Usar do burlesco para encobrir a incapacidade de suas ações, quiçá sua má vontade de ministrar igualitariamente em uma nação onde o diferente é a ameaça. A questão é, o que diferencia Damares de Malafaia, além do curto hiato temporal, é apenas o poder que ela exerce em meio a um plano de governo tão tragicômico.

Meio que bobo da corte da atual política manicômica do país, a Damares Alves não merece ser vista como alguém que quer nos divertir com suas pautas hilariantes. Ela tem se prestado, antes de tudo, como desvio midiático, enquanto os soberanos que (des)governam a nação estão nos bastidores rindo das desgraças nacionais ao passo que quantificam o número cada vez maior de imbecis que os glorificam. É a cultura de pão e circo sendo ressignificada a cada governo, o qual acredita que o país não passa fome. Logo, pseudoalimentados, a população merece ser divertida com a figura grotesca de Damares. Em parte tem funcionado. Estamos dando a ela não apenas nossos risos, mas também aplausos, pagando seu espetáculo de horror e estendendo sua temporada, quando deveríamos estar, assim como Fafá de Belém, repudiando seus atos e cobrando uma postura mais producente de alguém que ocupa um ministério nunca antes tão imperativo.

Não vejo o mesmo empenho popular contra as loucuras dessa mulher tomando forma dentro e fora das redes sociais assim como ocorreu com a ridicularização de Tiririca, quando este ocupou durante um bom tempo o cargo de Deputado Federal. Ele, humorista de fato, teve sua profissão usada como chacota por aqueles que questionavam a presença de um comediante na política nacional. Hoje temos a figura de Damares, que mesmo não tendo viés artístico algum, consegue ser tão icônica quanto Tiririca. Esse silêncio de grande parte da sociedade denota algo muito perturbador: há muitas pessoas comungando do discurso dela. Ou seja, indivíduos que creem na distribuição de calcinhas para meninas exploradas sexualmente, de que há cores específicas para sexos específicos, dentre outras barbaridades ditas e defendidas pela zorra do governo. É uma piada que não deveria ter graça, mas que está literalmente entretendo a sociedade de um lado e, do outro, servindo de espelho para representar o sanatório que se tornou o Brasil.

Na verdade, Damares é a única capaz de roubar o estrelato conquistado a duras penas por Bolsonaro semanalmente. Inconformada com a figuração, ela faz de tudo – e isso é literal – para ganhar seus minutos de fama. Seu êxito é inegável. Do outro lado do palco, o seu colega de coxia Jair Bolsonaro age incólume diante das pitorescas colocações de Damares. Faz sentido, ela tem servido ao propósito presidencial, pois não há nada mais desviante das mazelas sociais do que atribuir valor cômico a elas. E Damares é uma artista no sentido jocoso da palavra. Em contrapartida, há muita tragédia na sua presença cômica na política. Há alguém à frente de pautas caras à mulher, família e Direitos Humanos, incapaz de empreender um projeto de governo competente para atender tais demandas. Existe também o vilipêndio a inteligência daqueles que lutam para trazer rotas mais racionais para os descaminhos criados pela lorota que se transformou a política nacional. Por fim, há o fanatismo religioso usado como subterfúgio para atribuir sanidade a quem inegavelmente precisa de ajuda terapêutica.

Malafaia agora me parece ainda mais divertido, pois é menos louco e perigoso que Damares.

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